JOGOS ELETRÔNICOS EM FOCO: ENCONTROS ENTRE OS PRINCÍPIOS DE APRENDIZAGEM E AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Marco Antônio Bomfoco, Victor de Abreu Azevedo

Resumo


Neste estudo, investigamos as possibilidades de associação entre duas teorias da aprendizagem: os princípios de aprendizagem presentes nos “bons jogos” eletrônicos (PA) de James Gee e as inteligências múltiplas (IMs) de Howard Gardner. A interação foi discutida com base na noção de Domínio Semiótico (DS). A associação entre os trinta e seis PA e as oito IMs permitiu reduzir os resultados a seis grupos de itens, nos quais se destacaram, a princípio, os seguintes pontos: a) há vinte e nove PA que se relacionam com todas as IMs; e b) a inteligência interpessoal relaciona-se com trinta PA. Os resultados iniciais revelam que para que os PA possam se desenvolver a partir do jogo eletrônico dependem de sucesso num domínio completo.

Palavras-chave


jogos eletrônicos, teorias de aprendizagem, inteligências múltiplas, princípios de aprendizagem, domínio semiótico.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.41621

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