Jogo sério para o ensino da Gestão de Riscos em Projetos de Softwares usando Inteligência Artificial

Autores

  • Carlos D. C. Oliveira Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação Universidade Federal Rural do Semi-árido – UFERSA
  • Marcos E. Cintra Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação Universidade Federal Rural do Semi-árido – UFERSA
  • Francisco Milton Mendes Neto Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação Universidade Federal Rural do Semi-árido – UFERSA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.41619

Palavras-chave:

jogo sério, inteligência artificial, gestão de projetos

Resumo

Com a crescente demanda por gerentes de projeto de software, a Web tem se tornado um ambiente promissor para o treinamento destes profissionais. Dessa forma, a utilização de jogos Web como um instrumento no processo de ensino e aprendizagem tem sido pesquisada. No entanto, o projeto de um jogo Web instrutivo que preencha todos os requisitos pedagógicos e técnicos para a formação de um gerente de projeto não é uma tarefa trivial. De fato, há uma lacuna entre os conceitos teóricos, que são geralmente ensinados nos cursos tradicionais, e os aspectos práticos exigidos pelas tarefas reais. A principal contribuição desse trabalho é um jogo persistente baseado em navegadores da Internet voltado para a gestão de riscos utilizando técnicas da inteligência artificial, incluindo agentes inteligentes e lógica fuzzy. O sistema deverá ser capaz de avaliar, em tempo real, cada ação dos jogadores, para, assim, aperfeiçoar o processo de aprendizado da gestão de riscos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-30

Como Citar

OLIVEIRA, C. D. C.; CINTRA, M. E.; NETO, F. M. M. Jogo sério para o ensino da Gestão de Riscos em Projetos de Softwares usando Inteligência Artificial. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41619. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41619. Acesso em: 3 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos