A Tutoria em um Curso de Pedagogia a Distância mediado pela Internet

Mariagela Lenz Ziede, Rosane Aragón, Crediné Silva de Menezes, Simone Bicca Charczuk

Resumo


O trabalho de tutoria em cursos a distância não encontra uma consensualidade na literatura especializada. Essa polissemia reflete diferentes concepções de tutoria, conforme o modelo de EAD adotado. Cada modelo, seguindo sua concepção de aprendizagem e do papel da docência neste processo, estabelece um elenco de atividades e formas de trabalho diferenciadas a serem desempenhadas pelos membros da equipe e, mais especificamente, pelos tutores. Neste artigo apresentamos a concepção e a organização do trabalho de tutoria no contexto do Projeto PEAD, um curso para formação de professores em serviço, oferecido, em sua primeira versão, de 2006/2 a 2011/1

Palavras-chave


tutoria, modelo pedagógico para EAD, mediação pedagógica

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.36466

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br