Transformando experiência em conhecimento durante oficinas para uso de programas computacionais no contexto escolar

Maria Lucia Flores, Ângela Maria Hartmann, Daniel da Silva Silveira, Guilherme Casa Nova, Rafhael Brum Werlang, André Martins Alvarenga, Márcio Martins, Karine Halmenschlager

Resumo


Este artigo relata a experiência de um curso de formação continuada realizada por professores do campus Caçapava do Sul, da Universidade Federal do Pampa, com professores de escolas estaduais sobre o uso de programas computacionais no contexto escolar. A formação, baseada nos princípios da aprendizagem colaborativa, teve por objetivo (re)significar o conhecimento dos professores da Educação Básica a respeito da utilização de programas computacionais, refletindo sobre as possibilidades de seu uso para potencializar o processo de ensino e aprendizagem. Foram explorados seis programas computacionais, cada um configurando uma oficina de três horas de duração. Ao mesmo tempo em que exploraram o uso de programas computacionais, os professores da Educação Básica indicaram aos docentes do curso de Licenciatura em Ciências Exatas como elas podem ser utilizadas em sala de aula. Desse modo, os professores envolvidos aprenderam pela transformação da experiência em conhecimento ao interagir com a tecnologia computacional.

Palavras-chave


Formação continuada. Aprendizagem colaborativa. Programas computacionais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.36465

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br