Conflitos interorganizacionais em equipes que atuam com Educação a Distância (EAD)

Aline Pereira Soares, Marina Keiko Nakayama, Luis Roque Klering, Ricardo Silveira Asambuja, Andressa Sasaki Vasques Pacheco, Mauricio Rissi

Resumo


O artigo apresenta um estudo de caso enfocando a coordenação compartilhada realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina do Projeto Aluno Integrado (PAI), promovido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), no período de 2010 e 2011, com o objetivo de fomentar o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas redes públicas de educação básica do Brasil, por meio da EAD. O objetivo do estudo foi de analisar os principais motivadores de conflitos entre as organizações que participaram do projeto, nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio
Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Foram identificados 19 motivadores de conflitos interorganizacionais, sendo que 4 desses são inéditos na literatura; que se minimizados, poderão contribuir para o melhor desenvolvimento de trabalhos em EAD.

Palavras-chave


Educação a Distância; Motivadores de conflitos; Conflito interorganizacional.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.36462

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