Tecnologia na Educação Matemática: Trilhando o Caminho do Fazer ao Compreender

Autores

  • Márcia Rodrigues Notare IM/PPGEMAT/UFRGS
  • Marcus Vinicius de Azevedo Basso IM/PPGEMAT/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.36459

Palavras-chave:

educação matemática e tecnologia, construção do conhecimento, modelagem geométrica, fazer e compreender.

Resumo

Este artigo discute o potencial do software GeoGebra no processo de construção de conceitos matemáticos, à luz da teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Para isso, o artigo traz a análise de um projeto de modelagem geométrica, da trajetória de uma bola de basquete, desenvolvido por um aluno do mestrado em Ensino de Matemática, na qual é possível evidenciar um caminho trilhado do fazer ao compreender, na medida em que o trabalho vai sendo desenvolvido. Conceitos matemáticos como função quadrática, função afim, função seno, função valor absoluto, movimentos de gráficos e continuidade de funções foram definitivos na construção do modelo assim como conceitos geométricos como retas paralelas e perpendiculares, ponto médio, mediatriz e reflexão em torno de uma reta, que foram utilizados na construção da cesta. Dessa forma, a atividade proposta com o uso do GeoGebra permitiu a compreensão de uma série de conceitos a partir da ação do sujeito e da conceituação, trilhando um caminho do fazer ao compreender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

NOTARE, M. R.; BASSO, M. V. de A. Tecnologia na Educação Matemática: Trilhando o Caminho do Fazer ao Compreender. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 3, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.36459. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36459. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos