Uso Pedagógico das Tecnologias Digitais: do Fazer ao Compreender

Autores

  • Ana Beatriz Michels Zaccaron PPGEDU/UFRGS
  • Márcia Regina Souza de Souza PPGEDU/UFRGS
  • Lisiane Santos Massochini Amaro PPGEDU/UFRGS
  • Fabiana Fattore Serres PPGEDU/UFRGS
  • Rosane Aragón de Nevado PPGEDU/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.36437

Palavras-chave:

tecnologias digitais, EaD, fazer e compreender, portfólios de aprendizagem.

Resumo

Este artigo propõe um estudo de caso de natureza qualitativa sobre o curso de graduação em Pedagogia à distância, ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O objetivo deste artigo é a análise de portfólios de aprendizagem (blogs) de alunosprofessores enfocando o uso e compreensão das tecnologias, fundamentado na teoria Piagetiana do “Fazer e Compreender”. Os dados foram coletados em uma amostra de vinte portfólios individuais de alunos-professores de dois polos do curso. A sistematização desses dados foi realizada com o apoio do software NVivo. Para a análise dos dados foram consideradas quatro categorias de análise: (1) Dificuldades iniciais no uso e compreensão das tecnologias; (2) Saber usar as tecnologias; (3) Compreender as tecnologias enquanto aluno; (4) Usar e compreender as tecnologias enquanto professor. Os
resultados mostram uma evolução progressiva que parte de um saber fazer até alcançar níveis de compreensão do uso pedagógico das tecnologias digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

ZACCARON, A. B. M.; SOUZA, M. R. S. de; AMARO, L. S. M.; SERRES, F. F.; NEVADO, R. A. de. Uso Pedagógico das Tecnologias Digitais: do Fazer ao Compreender. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 3, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.36437. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36437. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos