Uso Pedagógico das Tecnologias Digitais: do Fazer ao Compreender

Ana Beatriz Michels Zaccaron, Márcia Regina Souza de Souza, Lisiane Santos Massochini Amaro, Fabiana Fattore Serres, Rosane Aragón de Nevado

Resumo


Este artigo propõe um estudo de caso de natureza qualitativa sobre o curso de graduação em Pedagogia à distância, ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O objetivo deste artigo é a análise de portfólios de aprendizagem (blogs) de alunosprofessores enfocando o uso e compreensão das tecnologias, fundamentado na teoria Piagetiana do “Fazer e Compreender”. Os dados foram coletados em uma amostra de vinte portfólios individuais de alunos-professores de dois polos do curso. A sistematização desses dados foi realizada com o apoio do software NVivo. Para a análise dos dados foram consideradas quatro categorias de análise: (1) Dificuldades iniciais no uso e compreensão das tecnologias; (2) Saber usar as tecnologias; (3) Compreender as tecnologias enquanto aluno; (4) Usar e compreender as tecnologias enquanto professor. Os
resultados mostram uma evolução progressiva que parte de um saber fazer até alcançar níveis de compreensão do uso pedagógico das tecnologias digitais.

Palavras-chave


tecnologias digitais, EaD, fazer e compreender, portfólios de aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.36437

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br