Desenvolvimento de um Livro Interativo em Realidade Aumentada para Ensino e Aprendizagem Musical

Autores

  • Ana Grasielle Dionísio Corrêa Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie São Paulo – SP – Brasil
  • Maira Lima Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie São Paulo – SP – Brasil
  • Daniel Gomes de Melo Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie São Paulo – SP – Brasil
  • Ivete Irene dos Santos Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie São Paulo – SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.36415

Palavras-chave:

sistemas interativos, realidade aumentada, educação musical.

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento de um Sistema Interativo em Realidade Aumentada para apoio ao processo de iniciação musical infantil. O sistema, denominado MusicandoRA, é composto de um material impresso (livro) e um software para interação com os elementos musicais 3D. O MusicandoRA propõe diversas possibilidades para trabalhar nos estágios iniciais de educação musical com crianças e adolescentes de até 15 anos de
idade. Avaliações do MusicandoRA foram feitas com alunos e especialistas em Educação Musical e apontam os benefícios que esta ferramenta pode trazer para o ensino e aprendizagem musical nas escolas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-01-07

Como Citar

CORRÊA, A. G. D.; LIMA, M.; MELO, D. G. de; SANTOS, I. I. dos. Desenvolvimento de um Livro Interativo em Realidade Aumentada para Ensino e Aprendizagem Musical. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 2, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.36415. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36415. Acesso em: 29 mar. 2024.