Entre os games e o gaming: por uma compreensão sistêmica das experiências culturais eletrolúdicas

Gilson Cruz Junior, Dulce Marcia Cruz

Resumo


Trata-se de um ensaio que discute sobre a necessidade de expandir a
compreensão acerca das experiências educativas baseadas em jogos digitais, concebendo-as para além dos jogos propriamente ditos. Para isso, reflete sobre a diversão, com a ajuda dos conceitos de alegria e fluxo; em seguida contextualiza os jogos no cenário da convergência midiático-cultural, apresentando, por fim, a noção de gaming como possível abordagem capaz de atender às novas demandas das pesquisas sobre games e educação.

Palavras-chave


Jogos digitais, diversão, cultura digital, gaming

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.36410

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br