PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DE LABORATÓRIOS VIRTUAIS PARA O ENSINO DE REDES DE COMPUTADORES: ARTICULANDO FERRAMENTAS, CONTEÚDOS E POSSIBILIDADES. (Fase I)

Gleizer Bierhalz Voss, Roseclea Duarte Medina, Érico M. H. Amaral, Fabrício Viero do Araújo, Felipe Becker Nunes, Taciano Balardin de Oliveira

Resumo


O crescimento das TICs criou novas possibilidades na área da educação,
exigindo o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas que contribuam para o processo de ensino e aprendizagem. Esta fase do trabalho (Fase I) apresenta sugestões para a utilização de laboratórios virtuais (simuladores e demais ferramentas interativas) na disciplina de Redes de Computadores, de forma articulada, ou seja, considera os conteúdos a serem tratados, associados à ferramentas mais adequadas para a exploração de determinado assunto, assim como possibilidades de utilização. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um estudo sobre os temas abordados nessa disciplina, bem como a análise e escolha das ferramentas que podem ser utilizadas nos conteúdos envolvidos.

Palavras-chave


ensino de redes de computadores, ferramentas interativas, simuladores, laboratórios virtuais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.36397

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br