PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DE LABORATÓRIOS VIRTUAIS PARA O ENSINO DE REDES DE COMPUTADORES: ARTICULANDO FERRAMENTAS, CONTEÚDOS E POSSIBILIDADES. (Fase I)

Autores

  • Gleizer Bierhalz Voss PPGI/UFSM
  • Roseclea Duarte Medina PPGI/UFSM
  • Érico M. H. Amaral PPGIE/UFRGS, UNIPAMPA,
  • Fabrício Viero do Araújo UFSM/ULBRA
  • Felipe Becker Nunes PPGI, UFSM
  • Taciano Balardin de Oliveira PPGI, UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.36397

Palavras-chave:

ensino de redes de computadores, ferramentas interativas, simuladores, laboratórios virtuais.

Resumo

O crescimento das TICs criou novas possibilidades na área da educação,
exigindo o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas que contribuam para o processo de ensino e aprendizagem. Esta fase do trabalho (Fase I) apresenta sugestões para a utilização de laboratórios virtuais (simuladores e demais ferramentas interativas) na disciplina de Redes de Computadores, de forma articulada, ou seja, considera os conteúdos a serem tratados, associados à ferramentas mais adequadas para a exploração de determinado assunto, assim como possibilidades de utilização. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um estudo sobre os temas abordados nessa disciplina, bem como a análise e escolha das ferramentas que podem ser utilizadas nos conteúdos envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-01-07

Como Citar

VOSS, G. B.; MEDINA, R. D.; AMARAL, Érico M. H.; ARAÚJO, F. V. do; NUNES, F. B.; OLIVEIRA, T. B. de. PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DE LABORATÓRIOS VIRTUAIS PARA O ENSINO DE REDES DE COMPUTADORES: ARTICULANDO FERRAMENTAS, CONTEÚDOS E POSSIBILIDADES. (Fase I). Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 2, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.36397. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36397. Acesso em: 16 abr. 2024.