Validação de Laboratórios Virtuais de Aprendizagem baseada em uma visão Taxonômica

Bárbara Gorziza Ávila, Érico Marcelo Hoff do Amaral, Thaísa Jacintho Müller, Liane Margarida Rockenbach Tarouco

Resumo


Laboratórios Virtuais de Aprendizagem (LVAs) são uma opção muito favorável para o desenvolvimento de atividades práticas sem a necessidade de utilização dos espaços da Instituição de Ensino. Entretanto, para que o seu uso seja difundido entre os docentes, é necessário que estes desenvolvam competências necessárias ao reconhecimento das ferramentas
adequadas à sua prática pedagógica. Para tanto, este estudo baseia-se em
uma taxonomia desenvolvida para a avaliação de LVAs no que se refere à sua estrutura e nível de interatividade. Com o intuito de validar a taxonomia,
solicitou-se a um grupo de professores a avaliação de laboratórios utilizados
em sua prática pedagógica, a qual demonstrou a eficácia do processo.

Palavras-chave


Laboratórios Virtuais de Aprendizagem. Taxonomia para a avaliação de LVAs. Interatividade

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.36396

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