Desenvolvimento da conceituação sobre a escrita mediado pela construção de mapas conceituais em uma rede de comunicação online: alguns resultados

Autores

  • Patrícia Behling Schäferi PPGIE/LEC/UFRGS
  • Léa da Cruz Fagundes PPGIE/LEC/UFRGS
  • Alex Fernando Teixeira Primo PPGCOM/UFRGS
  • Alberto J. Cañas IHMC/USA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.36387

Palavras-chave:

conceituação, escrita, comunicação, mapas conceituais.

Resumo

O presente artigo propõe um método de intervenção voltado ao
desenvolvimento da conceituação de estudantes sobre a escrita. A iniciativa sustenta-se na integração de mapas conceituais a construções textuais de alunos em uma rede de produção de notícias. A análise é realizada com base na triangulação de dados referentes aos níveis de desenvolvimento da escrita linear, à taxonomia topológica e à taxonomia semântica de mapas conceituais. Os resultados alcançados permitem inferir um grau de
desenvolvimento solidário no que tange às duas formas representacionais investigadas, favorecendo tomadas de consciência no processo de revisão com vistas ao aprimoramento estrutural e semântico dos registros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

SCHÄFERI, P. B.; FAGUNDES, L. da C.; PRIMO, A. F. T.; CAÑAS, A. J. Desenvolvimento da conceituação sobre a escrita mediado pela construção de mapas conceituais em uma rede de comunicação online: alguns resultados. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 3, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.36387. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36387. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos