Uma Análise Sobre Avaliação Colaborativa em Fórums de Discussão

Kátia Cilene Amaral Uchôa, Joaquim Quinteiro Uchôa

Resumo


Este artigo objetiva apresentar um levantamento bibliográfico a respeito do tema da avaliação colaborativa em cursos de educação a distância, especialmente em fórums de discussão. Foram analisados artigos selecionados por meio de buscas nas bases de dados do Google Acadêmico e do Eric Educacion Resourses Information Center. A partir da análise efetuada, é possível afirmar que existem inúmeras vantagens
no uso da avaliação colaborativa para o processo ensino-aprendizagem. Entretanto, essa prática exige um planejamento adequado para a sua implantação. Além disso, é necessário estar atento para o fato de que ambientes virtuais de aprendizagem são insuficientes para suportar a avaliação colaborativa nos diversos tipos de atividades, inclusive em fóruns de discussão.

Palavras-chave


aprendizagem colaborativa, educação a distância, ambiente virtual de aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.36376

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br