Da implantação à implementação de ambientes virtuais tridimensionais: caminhos em construção

Elizabeth M. Rocha, Luana O. Elias, Marcos K. Obara, Marcelo Y. Hasegawa, Leonardo A. Neto, Fabio Henrique N. Abe

Resumo


Este artigo mostra as principais dificuldades computacionais que limitam a incorporação de Ambientes Virtuais Tridimensionais (AVA 3D) no componente educacional. O projeto utiliza a proposta open-source para o desenvolvimento de ambiente 3D, a partir do OpenSimulator. Conclui-se que a limitação computacional, embora complexa, pode ser superada e os quatro experimentos realizados decorrentes do projeto AVA 3D mostram que o espaço virtual tridimensional pode se aplicar com êxito à proposta acadêmica de cursos a distância, uma vez que os acadêmicos que estudam pela Web acessam naturalmente suas salas virtuais, no caso deste projeto, o Moodle.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.36153

RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916