Um Jogo Sério em 3D para Apoiar a Aprendizagem Sensível ao Contexto dos Estudantes

Autores

  • Rodrigo Monteiro de Lima Bacharelado em Ciência da Computação, Departamento de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – BR 110 - Km 47 – 59625-900 – Mossoró – RN – Brasil.
  • Francisco Milton Mendes Neto Bacharelado em Ciência da Computação, Departamento de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – BR 110 - Km 47 – 59625-900 – Mossoró – RN – Brasil.
  • Rafael de Almeida Rodrigues Bacharelado em Ciência da Computação, Departamento de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – BR 110 - Km 47 – 59625-900 – Mossoró – RN – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.36134

Resumo

Este artigo descreve o desenvolvimento de um jogo de aprendizagem ubíqua capaz de simular uma universidade virtual para dispositivos móveis, bem como desktops. No caso dos dispositivos móveis, o jogo sério é capaz de perceber a localização do usuário e identificar em qual ambiente o usuário se encontra, para, posteriormente, recomendar desafios relacionados àquela localidade ou área de estudo. O usuário também aprenderá diversos conceitos de disciplinas ao interagir com avatares presentes no ambiente virtual. O ambiente virtual também conta com desafios que utilizam realidade aumentada para que o jogador assimile melhor os conceitos aprendidos em sala de aula através de aplicações do mundo real.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-03

Como Citar

MONTEIRO DE LIMA, R.; MILTON MENDES NETO, F.; DE ALMEIDA RODRIGUES, R. Um Jogo Sério em 3D para Apoiar a Aprendizagem Sensível ao Contexto dos Estudantes. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 2, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.36134. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36134. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Workshop Ambientes Imersivos para Educação