Análise das Plataformas de Desenvolvimento Mobile aplicados na Área Educacional, usando Android - Eclipse e Windows Phone. Estudo de Caso: Aplicativo Planetas no Windows Phone

Autores

  • Terumi Paula Bonfim Kamada Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Jayson Carpejani Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Celso Yoshikazu Ishida Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Márcio Luiz Rossato Gomes Microsoft Innovation Center (MIC)
  • Luiz Antônio Pereira Neves Microsoft Innovation Center (MIC)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.30916

Palavras-chave:

Android, Eclipse, Plataforma de Desenvolvimento, Tecnologia Móvel, Windows Phone.

Resumo

Esta pesquisa exibe uma análise comparativa de duas plataformas de desenvolvimento de tecnologias móveis: Android SDK para Eclipse IDE (Android) e o Windows Phone SDK para Visual Studio IDE (WP) e como a concepção de aplicativos móveis podem ser utilizados na área da educação. A metodologia é uma abordagem empírica através de comparativo das plataformas, os procedimentos são bservacionais de acordo com a disponibilidade de funções para realização de um aplicativo e do nível de dificuldade de execução dos comandos de manipulação, que o desenvolvedor de software pode encontrar. Os resultados desta pesquisa mostram que o Windows Phone apresenta o melhor desempenho no Ambiente de Desenvolvimento Integrado, sendo a ferramenta mais eficiente para criação visual da interface do aplicativo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-20

Como Citar

BONFIM KAMADA, T. P.; CARPEJANI, J.; ISHIDA, C. Y.; ROSSATO GOMES, M. L.; PEREIRA NEVES, L. A. Análise das Plataformas de Desenvolvimento Mobile aplicados na Área Educacional, usando Android - Eclipse e Windows Phone. Estudo de Caso: Aplicativo Planetas no Windows Phone. RENOTE, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.30916. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30916. Acesso em: 28 maio. 2022.