TELECENTROS COMUNITÁRIOS COMO FERRAMENTA DE APOIO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITA

Autores

  • Júlio Lourenço de Sousa Filho Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Ana Carolina Costa de oliveira Instituto Federal da Paraíba (IFPB)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.30914

Palavras-chave:

Telecentros Comunitários. Inclusão Digital. Processo de Inclusão.

Resumo

Diante das necessidades impostas pela nova sociedade da informação e da constante presença das tecnologias no cotidiano das comunidades, tem-se presenciado o surgimento de uma nova classe de cidadãos considerados digitalmente excluídos e, na tentativa de combater essa exclusão, várias organizações investem no sentido de disponibilizar centros de acesso às TICs. Com o intuito de conhecer a atuação desses
centros de inclusão é que este trabalho propôs como objetivo analisar o papel dos telecentros comunitários como ferramenta de apoio no processo de inclusão digital da cidade A, sendo que para realização do estudo fez-se uso de uma pesquisa quantitativa do tipo descritiva, para a qual foi gerado um questionário e aplicado entre os usuários dos telecentros. Após o levantamento de informações e a análise dos dados, verificou-se que apenas uma parcela reduzida da população da cidade utiliza os recursos tecnológicos presentes nesses ambientes de inclusão, entretanto, entre os frequentadores, pôde-se observar que esses centros têm cumprido suas tarefas básicas, que é a disponibilização de acesso grátis às TICs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-20

Como Citar

DE SOUSA FILHO, J. L.; COSTA DE OLIVEIRA, A. C. TELECENTROS COMUNITÁRIOS COMO FERRAMENTA DE APOIO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITA. RENOTE, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.30914. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30914. Acesso em: 2 jul. 2022.