Acompanhamento da escrita coletiva a distância: tecnologia para apoiar a ação docente
Resumo
Este artigo destaca a construção e a contribuição da Rede de Conceitos, uma ferramenta desenvolvida com o objetivo de apoiar a prática pedagógica do professor para o acompanhamento da produção de textos no Editor de Texto Coletivo (ETC). Foi a partir de diferentes práticas desenvolvidas neste Editor que se percebeu a dificuldade que o docente tem para administrar o alto e permanente volume de dados advindos das produções textuais coletivas apoiadas pelos recursos digitais, neste caso o ETC. A Rede foi desenvolvida através da tecnologia de mineração de textos e, a partir dos seus resultados, favorece a otimização do tempo de leitura do professor diante do alto e permanente volume de dados gerados na produção coletiva.
Palavras-chave
Produção textual coletiva, Mineração de Texto.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.30911
RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação ISSN 1679-1916
A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.
Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060
Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br