Artefatos educacionais com memória cinética Topobo: uma abordagem para o currículo dos anos iniciais

Autores

  • Mateus Madail Santin Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • João Alberto da Silva Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Silvia Silva da Costa Botelho Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.30882

Palavras-chave:

Topobo”, “Kits Robóticos”, “Educação básica”.

Resumo

Este artigo apresenta o lúdico como uma forma de trabalhar
conteúdos na escola, mostrando de forma introdutória a importância desta atividade. Após é apresentado o kit Topobo, uma ferramenta de uso pedagógico desenvolvido no laboratório de mídias do MIT (Massachusetts Institute of Technology) o qual é comercializado em caixas com diferentes quantidades de peças, onde o professor pode explorar conteúdos de forma lúdica. A partir disto, é mostrada uma metodologia para auxiliar o professor a trabalhar com robótica educacional em sala de aula, e por fim conclui com algumas percepções do uso de um kit Topobo comercial de 100 peças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-20

Como Citar

SANTIN, M. M.; DA SILVA, J. A.; DA COSTA BOTELHO, S. S. Artefatos educacionais com memória cinética Topobo: uma abordagem para o currículo dos anos iniciais. RENOTE, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.30882. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30882. Acesso em: 28 maio. 2022.