Construção de significados e interação com, no e pelo computador: estudos problematizados no AVEA Moodle sobre uso das tecnologias da informação e comunicação

Autores

  • Cláudia Smaniotto Barin Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Liziany Müller Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Ricardo Machado Ellensohn Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Panambi.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.30881

Palavras-chave:

tecnologias da informação, fluência tecnológica, formação de professores, ensino-aprendizagem.

Resumo

O foco investigativo deste trabalho se constitui na fluência
tecnológica problematizada na disciplina complementar de graduação: Ciências Naturais e Exatas mediada por tecnologias educacionais em rede, ofertada nos Cursos de licenciatura em Física, Geografia e Química da Universidade XXX, como elemento imprescindível para o uso das tecnologias da informação e comunicação na transformação de saberes em espaços formativos dialógico-problematizadores e de construção de significados.Metodologicamente desenvolveu-se pesquisa-ação com ferramentas survey durante elaboração, implementação, análise e replanejamento da disciplina. Como resultado destaca-se a ausência de orientação sistemática para o uso das tecnologias educacionais numa perspectiva transformadora e produtora de novos saberes. A proposição conclusiva é que o sucesso na integração das tecnologias no ensino-aprendizagem requer planejamento, fluência, problematização, interação/interatividade e incentivo à autonomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-20

Como Citar

BARIN, C. S.; MÜLLER, L.; ELLENSOHN, R. M. Construção de significados e interação com, no e pelo computador: estudos problematizados no AVEA Moodle sobre uso das tecnologias da informação e comunicação. RENOTE, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.30881. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30881. Acesso em: 16 maio. 2022.