Aprendizagem pela cooperação no Programa UCA: percepção dos professores a partir de Projetos de Aprendizagem

Autores

  • Aline Silva de Bona Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Eduardo Britto Velho de Mattos Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Marlusa Benedetti da Rosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Cristina Maria Pescador Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Léa da Cruz Fagundes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Marcus Vinicius de Azevedo Basso Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.30879

Palavras-chave:

Um Computador por Aluno (UCA), Projetos de Aprendizagem, Tecnologia Digital

Resumo

O presente estudo consiste na análise de relatos de experiências baseados nos depoimentos de professores a respeito de sua prática com Projetos de Aprendizagem desenvolvidos dentro do projeto um computador por aluno – UCA, em uma escola de educação básica no Estado do Rio Grande do Sul, durante os anos de 2010 e 2011. Os relatos são analisados à luz da teoria de Piaget, em especial em relação a Projetos de Aprendizagem e ao uso de tecnologias digitais como recursos de colaboração para contemplar a inclusão da escola na Cultura Digital. O método
desta investigação é o estudo de caso, e tem como objetivo analisar o envolvimento de professores e estudantes no UCA e as potencialidades propiciadas pelo seu uso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-20

Como Citar

DE BONA, A. S.; VELHO DE MATTOS, E. B.; DA ROSA, M. B.; PESCADOR, C. M.; FAGUNDES, L. da C.; DE AZEVEDO BASSO, M. V. Aprendizagem pela cooperação no Programa UCA: percepção dos professores a partir de Projetos de Aprendizagem. RENOTE, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.30879. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30879. Acesso em: 1 jul. 2022.