Alternativa para diminuir as diferenças tecnológicas entre o Homo Zappiens e o Homo Papirus na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Magalí T. Longhi, Alexandre I. Gervini, Daniel T. de Oliveira, Hubert Ahlert, Jussara I. Musse

Resumo


Este trabalho apresenta estudos desenvolvidos para compreender a relação entre a população Homo Papirus e Homo Zappiens da UFRGS e o uso de TIC encontradas nos processos de ensino e aprendizagem na modalidade presencial e a distância. A partir desta investigação, partiu-se para a elaboração de proposta apresentada à SEAD (Secretaria de Educação a Distância) como
alternativa para conquistar o corpo docente do ensino presencial no uso das TIC e diminuir as diferenças tecnológicas entre o professor (não necessariamente um Homo Papirus) e aluno (nem sempre um Homo Zappiens) em disciplinas presenciais.

Palavras-chave


Homo Papirus, Homo Zappiens, Tecnologias de informação e comunicação, Educação presencial, Educação a distância.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.30874

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br