ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA FUNDAMENTADA NA INTERAÇÃO

Autores

  • Ana Paula Costa e Silva Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Anelise Pereira Sihler Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Chris Alves da Silva Universidade Católica de Brasília (UCB)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.30855

Palavras-chave:

trabalho de conclusão de curso, educação a distância, interação, afetividade.

Resumo

Este trabalho visa apresentar as possibilidades de utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem e sua importância para a mediação e interação ocorridas entre orientador e orientandos durante o processo de elaboração de trabalhos de conclusão de cursos (TCC) de pós-graduação lato sensu na modalidade a distância. Muitas são as razões que levam um estudante a abandonar um trabalho de conclusão de curso, dentre elas, as dificuldades inerentes a própria produção acadêmica e o sentimento de solidão na etapa final caracterizada pela elaboração individual prevista em legislação. É possível, no entanto, verificar que a interação e a interatividade regulares e eficientes entre orientador e orientandos são condições indispensáveis para a manutenção da motivação, do interesse e da persistência dos que finalizam seu trabalho de conclusão de curso. Neste trabalho, relata-se uma experiência fundamentada na interação por meio do ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Constatou-se que os estudantes que interagem com seus respectivos colegas e professores-orientadores, desenvolvendo
vínculos afetivos, possuem um grau de satisfação elevado, o que facilita o
desenvolvimento do TCC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-20

Como Citar

COSTA E SILVA, A. P.; SIHLER, A. P.; DA SILVA, C. A. ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA FUNDAMENTADA NA INTERAÇÃO. RENOTE, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.30855. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30855. Acesso em: 2 jul. 2022.