Máquina de aprendizagem como ferramenta de auxílio na análise comportamental no ensino da leitura

Autores

  • Gilberto Nerino de Souza Junior Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Dionne Cavalcante Monteiro Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Adalberto B. C. Pereira B. C. Pereira Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Ellton Sales Barros Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Leonardo Brandão Marques Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.30853

Palavras-chave:

leitura, aprendizagem, máquina de aprendizado, tarefas de ensino.

Resumo

Este artigo descreve um modelo de máquina de aprendizado com o objetivo de auxiliar na análise comportamental de alunos com déficit de aprendizado no processo de ensino da leitura baseado em definições de dificuldade formuladas. Com essa análise o analista do comportamento poderá obter informações do aprendizado individualizado de alunos nas palavras do programa de ensino utilizado, que indicam o estado de conhecimento do aluno sobre uma determinada palavra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-20

Como Citar

DE SOUZA JUNIOR, G. N.; MONTEIRO, D. C.; PEREIRA, A. B. C. P. B. C.; BARROS, E. S.; MARQUES, L. B. Máquina de aprendizagem como ferramenta de auxílio na análise comportamental no ensino da leitura. RENOTE, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.30853. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30853. Acesso em: 3 jul. 2022.