Evolução e tendências das pesquisas sobre t-learning: um mapeamento das publicações disponíveis na base de dados SCOPUS de 2000 a 2011

Autores

  • Claudia Alexandra de Souza Pinto Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Airton Zancanaro Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Paulo Sá Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Fernando José Spanhol Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Fernando Antonio Crocomo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.30820

Palavras-chave:

educação a distância, TV digital, t-learning, bibliometria.

Resumo

Estudos sobre aplicações e serviços para TV Digital Interativa com foco na educação a distância, denominados de t-learning são relativamente recentes, pois o corpo de conhecimentos na área é encontrado de forma dispersa e fragmentada. Obter uma base sólida de conhecimentos sobre t-learning apresenta-se como um desafio e uma oportunidade de pesquisa. O objetivo deste artigo é mapear o perfil das pesquisas acadêmico-científicas em t-learning. Para tanto, foram utilizados procedimentos e técnicas bibliométricas, a partir da base de dados SCOPUS, de forma a localizar estudos sobre o tema no período de 2000 a 2011. Os resultados apresentam uma caracterização das instituições, dos pesquisadores e das áreas do conhecimento que estão estudando o tema, sendo significativa a presença de pesquisadores das áreas tecnológicas, assim como uma análise geral do campo de estudos com base nos 65 artigos mapeados na pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-20

Como Citar

DE SOUZA PINTO, C. A.; ZANCANARO, A.; SÁ, P.; SPANHOL, F. J.; CROCOMO, F. A. Evolução e tendências das pesquisas sobre t-learning: um mapeamento das publicações disponíveis na base de dados SCOPUS de 2000 a 2011. RENOTE, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.30820. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30820. Acesso em: 6 jul. 2022.