Aplicações Móveis com Realidade Aumentada para Potencializar Livros

Autores

  • Marco Aurélio Galvão Universidade Federal de São Paulo
  • Ezequiel Roberto Zorzal Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.30813

Palavras-chave:

“Realidade Aumentada”, “dispositivos móveis”, aprendizado, educação

Resumo

Algumas pessoas têm dificuldade em assimilar o conteúdo de livros didáticos e de literatura. Elementos gráficos e sonoros podem auxiliar na compreensão do conteúdo. A utilização de recursos multimídia para a transmissão da informação é uma
estratégia cada vez mais utilizada. Essa estratégia prevê a abordagem de um conteúdo a partir de textos, gráficos, sons, imagens, animações e simulações que prendem a atenção
do leitor e possibilitam uma melhor interação com o conteúdo exposto. O objetivo desse trabalho foi propor ferramentas de interatividade em livros didáticos e de literatura a partir do uso de Realidade Aumentada em dispositivos móveis baseados nos sistemas operacionais Android e iOS. Dois estudos de caso foram elaborados, sendo o primeiro um teste com a ferramenta para o enriquecimento de um livro de histórias infantil e o segundo estudo de caso uma aplicação da Realidade Aumentada sobre um livro didático de Geometria Analítica, onde foi possível constatar a utilidade da ferramenta no ensino da disciplina, através de visualização tridimensional e interação em tempo real, duas coisas difíceis de obter com um livro comum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-20

Como Citar

GALVÃO, M. A.; ZORZAL, E. R. Aplicações Móveis com Realidade Aumentada para Potencializar Livros. RENOTE, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.30813. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30813. Acesso em: 27 jun. 2022.