VEGA - Implementando um Laboratório Virtual Imersivo no OpenSim

Autores

  • Herik Zednik Programa de Pós-graduação em Informática na Educação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Érico Amaral Instituto Federal Sul-rio-grandense – Campus Santana do Livramento
  • Bárbara Ávila Programa de Pós-graduação em Informática na Educação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Liane Tarouco Programa de Pós-graduação em Informática na Educação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.30791

Palavras-chave:

Geometria. Realidade Virtual. Imersão. Interação

Resumo

A pesquisa aqui relatada versa sobre a busca pela implementação de um laboratório virtual de Geometria dentro do metaverso OpenSim. Tendo em vista as limitações no que se refere aos objetos oferecidos pelo metaverso e à fluência necessária em programação para que seja possível o desenvolvimento de objetos para o OpenSim, foram exploradas ferramentas de autoria como recursos alternativos para se promover um desenvolvimento facilitado de objetos, que não requeira conhecimentos avançados em programação.

Atualmente, tem-se explorado o Google SketchUp para a elaboração de objetos 3D a serem incorporados no metaverso com o apoio do viewer Firestorm. Em paralelo às pesquisas técnicas, foi desenvolvida uma estrutura pedagógica que define a forma como o laboratório deverá funcionar, com diferentes ambientes, objetos e atividades a serem realizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-20

Como Citar

ZEDNIK, H.; AMARAL, Érico; ÁVILA, B.; TAROUCO, L. VEGA - Implementando um Laboratório Virtual Imersivo no OpenSim. RENOTE, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.30791. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30791. Acesso em: 4 dez. 2022.