DOCSCOLLAB : UMA FERRAMENTA DE AUXÍLIO À EDIÇÃO COLABORATIVA

Maria de Fátima do Prado Lima, Daniel Battistelo, Carine Webber, Bruno Guimarães

Resumo


Ferramentas de suporte à edição colaborativa visam contribuir para o desenvolvimento da expressão escrita, habilidade tão necessária em todas as disciplinas e níveis educacionais. Este artigo propõe um estudo sobre editores colaborativos e  apresenta  uma ferramenta web simples que adiciona novas funcionalidades de coordenação, cooperação e comunicação ao Google Docs. A ferramenta desenvolvida possibilita a criação de um fórum de discussão cujos tópicos estejam vinculados a documentos  em processo de edição. Além disso, ela permite a criação de uma árvore de alocação de tarefas que auxilia no gerenciamento das atividades do grupo envolvido na edição colaborativa de documentos. A ferramenta é operacional e está disponível para usuários através de sua instalação em servidor local.

Palavras-chave


Escrita Colaborativa, Colaboração, Software educacional

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.25164

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br