O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO UTILIZANDO OBJETOS EDUCACIONAIS

Autores

  • Paula Mesquita Melques UNESP
  • Ana Maria Osorio Araya UNESP
  • Klaus Schlünzen Junior UNESP
  • João Ricardo Neves da Silva UNESP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.25156

Palavras-chave:

ensino de Ciências Naturais, objetos educacionais, processo de ensino e aprendizagem

Resumo

O presente artigo é uma explanação teórica acerca do ensino de Ciências Naturais nas séries iniciais, a partir de uma perspectiva investigativa e inclusiva, por meio do uso de Objetos Educacionais (OEs). Também é apresentado o Banco Internacional de Objetos Educacionais, repositório educacional digital desenvolvido pelo MEC, com o objetivo de disponibilizar OEs para livre acesso de toda a comunidade escolar. Com este trabalho, almeja-se defender a utilização do computador como uma ferramenta pedagógica que auxilie o processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais no Ensino Fundamental Ciclo I, concluindo ainda que pode ser utilizada com outros recursos de modo a favorecer a aprendizagem e a sua análise, como  em discussões de grupo e nas  produções de textos e desenhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-28

Como Citar

MELQUES, P. M.; ARAYA, A. M. O.; SCHLÜNZEN JUNIOR, K.; SILVA, J. R. N. da. O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO UTILIZANDO OBJETOS EDUCACIONAIS. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 9, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.25156. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/25156. Acesso em: 28 mar. 2024.