O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO UTILIZANDO OBJETOS EDUCACIONAIS

Paula Mesquita Melques, Ana Maria Osorio Araya, Klaus Schlünzen Junior, João Ricardo Neves da Silva

Resumo


O presente artigo é uma explanação teórica acerca do ensino de Ciências Naturais nas séries iniciais, a partir de uma perspectiva investigativa e inclusiva, por meio do uso de Objetos Educacionais (OEs). Também é apresentado o Banco Internacional de Objetos Educacionais, repositório educacional digital desenvolvido pelo MEC, com o objetivo de disponibilizar OEs para livre acesso de toda a comunidade escolar. Com este trabalho, almeja-se defender a utilização do computador como uma ferramenta pedagógica que auxilie o processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais no Ensino Fundamental Ciclo I, concluindo ainda que pode ser utilizada com outros recursos de modo a favorecer a aprendizagem e a sua análise, como  em discussões de grupo e nas  produções de textos e desenhos.

Palavras-chave


ensino de Ciências Naturais, objetos educacionais, processo de ensino e aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.25156

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br