A distância transacional e a percepção de estudantes

Mauro Lorençatto, Marie Jane Soares Carvalho

Resumo


Na Educação a Distância online é fundamental alterar o foco de discussão da distância geográfica e temporal para a distância psíquica e comunicacional. Nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento de arquiteturas pedagógicas apropriadas ao estabelecimento de proximidade comunicacional nos projetos de Educação a Distância online.A discussão mostra a relação entre as dimensões da distância transacional: estrutura, diálogo e autonomia do ponto de vista da percepção de  acadêmicos que cursaram componentes curriculares optativos online. A base material desta percepção se encontra numa amostra de 25% da  avaliação  realizada pelos estudantes. Uma parte dos estudantes manifestoudificuldade em lidar com o AVA  e considerou insuficiente a dinâmica deste para seus estudos. Uma porcentagem expressiva  manifestou sentir solidão no dia-a-dia do componente curricular.  A maioria dos estudantes percebe satisfatoriamente cada uma das dimensões, mas a percepção  deles é insuficiente para sustentar o esclarecimento destas dimensões e de sua dinâmica institucional. O registro de suas percepções em avaliações institucionais contribui para que a instituição pense sobre si mesma, resguardando as limitações que se impõem.

Palavras-chave


educação a distância, distância transacional, percepção

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.25146

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