Tecnologias e Educação Profissional: O que dizem os alunos de uma Fábrica de Games?
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.25125Palavras-chave:
ensino médio profissional, desenvolvimento de games, protagonismo juvenil.Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo identificar as contribuições da formação oferecida pelo projeto Fábrica de Games (FG), incorporado às atividades de uma escola pública do ensino médio do Estado de Pernambuco, além de tentar compreender suas especificidades e sua relação com a educação profissional técnica de nível médio.Realizou-se uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, onde foram analisados questionários aplicados aos alunos. Os resultados apontaram que a construção de games estimula nos alunos a criticidade, o protagonismo intelectual, a conscientização e a autonomia, além de indicar que a metodologia de trabalho utilizada é inovadora e agrega ao processo de ensino e aprendizagem situações lúdicas que facilitam a construção do conhecimento. Evidenciamos ainda que as contribuições da FG para a educação profissional técnica de nível médio estão ligadas, principalmente, ao diferencial das formações oferecidas por suas habilitações.Downloads
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Publicado
2011-12-28
Como Citar
MAGALHÃES, S. J. F.; CAVALCANTE, P. S. Tecnologias e Educação Profissional: O que dizem os alunos de uma Fábrica de Games?. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 9, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.25125. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/25125. Acesso em: 28 mar. 2024.
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Artigos
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