Recursos das tecnologias de informação e comunicação mediando o ensinoaprendizagem e configurando ecologias cognitivas de estudantes do Centro de Ciências Rurais

Autores

  • Liziany Müller UFSM
  • Andriéli Hedlund Bandeira UFSM
  • Bruna Mendonça Alves
  • Cláudia Smaniotto Barin UFSM
  • Elena Maria Mallmann UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.25118

Palavras-chave:

tecnologia Educacional, TIC, ensino-aprendizagem, hipermídia

Resumo

Este trabalho teve por objetivo investigar a contribuição de práticas pedagógicasque integram recursos das tecnologias de informação e comunicação na mediação doprocesso ensino-aprendizagem para configuração de ecologias cognitivas. Ametodologia foi pautada em uma pesquisa exploratória num paradigma construtivista.   Como instrumento de coleta de dados foi realizado questionário tipo survey comestudantes dos Cursos de Graduação em Agronomia, Tecnologia de Alimentos eMedicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil. A integraçãode recursos das tecnologias de informação e comunicação modifica a concepção deensino-aprendizagem gerando comunicação mais contínua e sensorial. Além daverbalização, a hipermídia potencializa interatividade que produz interação e criação deconhecimento. O processo ensino-aprendizagem mediado por hipermídia permite aliar oconhecimento e a formação epistemológica à integração reflexiva, pedagógica, coletiva,articuladora e atrativa dos recursos configurando a ecologia cognitiva. Assim, ainteratividade resignifica a relação indivíduo-objeto criando uma nova dinâmica nosprocessos de construção do saber baseados na existência de relações, diálogos einterações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-28

Como Citar

MÜLLER, L.; BANDEIRA, A. H.; ALVES, B. M.; BARIN, C. S.; MALLMANN, E. M. Recursos das tecnologias de informação e comunicação mediando o ensinoaprendizagem e configurando ecologias cognitivas de estudantes do Centro de Ciências Rurais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 9, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.25118. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/25118. Acesso em: 28 mar. 2024.