REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DIGITAL PARA O DESIGN ATRAVÉS DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Estela Maris Reinhardt PIEDRAS Centro de Artes / UFPEL
  • Ana Paula ARAUJO EAD / UFPEL
  • Adriane Almeida da Silva BORDA Arquitetura e Urbanismo / UFPEL
  • Ana Cláudia HERRMANN Acadêmica Design / UFPE
  • José Oxlei ORTIZ Acadêmico Design / UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.25080

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem colaborativa, Conteúdo educacional digital, Representação gráfica digital

Resumo

A área de representação gráfica exige abordagens e conteúdos educacionais que tratem de maneira integrada conceitos e procedimentos advindos tanto de técnicas tradicionais quanto de tecnologias digitais. Este artigo trata de uma pesquisa-ação na disciplina de Representação Gráfica e Digital, em que o processo de ensino-aprendizagem de sala de aula foi complementado pelas práticas de orientação à distância e de construção de conteúdo educacional digital no ambiente virtual de aprendizagem. A metodologia utilizada visa dar autonomia aos alunos no processo de aprendizagem, buscando avanços na interação entre os meios tradicionais e digitais de representação. Os resultados demonstram o caráter colaborativo que o ambiente despertou, aprimorando conhecimentos, otimizando os trabalhos práticos e agilizando o processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-28

Como Citar

PIEDRAS, E. M. R.; ARAUJO, A. P.; BORDA, A. A. da S.; HERRMANN, A. C.; ORTIZ, J. O. REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DIGITAL PARA O DESIGN ATRAVÉS DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.25080. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/25080. Acesso em: 23 maio. 2022.