REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DIGITAL PARA O DESIGN ATRAVÉS DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Estela Maris Reinhardt PIEDRAS, Ana Paula ARAUJO, Adriane Almeida da Silva BORDA, Ana Cláudia HERRMANN, José Oxlei ORTIZ

Resumo


A área de representação gráfica exige abordagens e conteúdos educacionais que tratem de maneira integrada conceitos e procedimentos advindos tanto de técnicas tradicionais quanto de tecnologias digitais. Este artigo trata de uma pesquisa-ação na disciplina de Representação Gráfica e Digital, em que o processo de ensino-aprendizagem de sala de aula foi complementado pelas práticas de orientação à distância e de construção de conteúdo educacional digital no ambiente virtual de aprendizagem. A metodologia utilizada visa dar autonomia aos alunos no processo de aprendizagem, buscando avanços na interação entre os meios tradicionais e digitais de representação. Os resultados demonstram o caráter colaborativo que o ambiente despertou, aprimorando conhecimentos, otimizando os trabalhos práticos e agilizando o processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave


Ensino e aprendizagem colaborativa; Conteúdo educacional digital; Representação gráfica digital

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.25080

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br