ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INDIVIDUAL E DE GRUPOS ATRAVÉS DA ANÁLISE AUTOMÁTICA

Autores

  • Maria de Fátima do Prado Lima CCTI/UCS
  • Carine Webber CCTI/UCS
  • Bruno Guimarães CCTI/UCS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.21915

Palavras-chave:

Tecnologias na Educação, Trabalho em grupo, Colaboração.

Resumo

Este artigo propõe o uso de métodos automáticos de análise de dados para possibilitar a integração das teorias de ensino-aprendizagem aos ambientes virtuais de aprendizagem. Em domínios onde o desenvolvimento cognitivo passa pela resolução de problemas, a análise do processo de aprendizagem depende do raciocínio desenvolvido pelo aluno para chegar à solução e do devido acompanhamento do professor. O acompanhamento deste processo permite reconhecer padrões cognitivos que podem desencadear o sucesso ou o fracasso na aprendizagem, auxiliando o professor nas suas tarefas. Com esta finalidade, este artigo propõe o uso de algoritmos de clustering para auxiliar a análise do desenvolvimento cognitivo individual e de grupos através de um experimento na aprendizagem da lógica de programação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-28

Como Citar

LIMA, M. de F. do P.; WEBBER, C.; GUIMARÃES, B. ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INDIVIDUAL E DE GRUPOS ATRAVÉS DA ANÁLISE AUTOMÁTICA. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21915. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21915. Acesso em: 24 jun. 2022.