Websites de Redes Sociais e Implicações para Interações e Aprendizagem Informais
Resumo
Este estudo emprega análise de conteúdo para obter uma compreensão aprofundada de interações em grupos de redes sociais on-line. Resultados indicam que o espaço social online pode criar e manter laços sociais e culturais entre os membros de uma comunidade informal. Identidade social é reconhecida através de mensagens de apresentações, compartilhamento de recursos e anúncio de eventos sociais. Identidade cultural é evidenciada através de mensagens envolvendo tópicos relacionados a relatos sociais, poemas, política, espiritualidade e notícias. Participação neste ambiente social em rede vai além das fronteiras sociais e culturais de interações. Esse espaço social também serve como um condutor para interações informais de seus membros, formação de identidade, apoio mútuo e aprendizagem informal.
Palavras-chave
Redes sociais; laços sociais e culturais; identidade; aprendizado informal; interações.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.21892
Direitos autorais
RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação ISSN 1679-1916
A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.
Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060
Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br