Interação e Interatividade através das interfaces de materiais educacionais digitais

Paula Caroline Schifino Jardim Passos, Patricia Alejandra Behar

Resumo


Este artigo trata da relação entre a interface de um material educacional digital e as formas de interação entre aluno e conteúdo que esse dispositivo pode possibilitar. Para tanto, são apresentadas as definições de interface, de interação e de interatividade e argumenta-se a respeito da influência delas para a aprendizagem do aluno. Piaget (1974; 1996) postula que o conhecimento não procede nem do sujeito nem do objeto, mas é construído no caminho entre os dois, dependendo tanto de um, como de outro. Considerando o aluno como sujeito e a interface como objeto, a interface é colocada, neste caso, em igualdade de importância com o aluno. Pretende-se refletir a respeito da influência da interface na maneira como o aluno se apropria do conteúdo e como isso se reflete em seu aprendizado.

Palavras-chave


interface; interação; interatividade; material educacional digital

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.21886

RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

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