PRESENÇA SOCIAL EM CURSOS A DISTÂNCIA: UM ESTUDO COMPARATIVO DE POSTAGENS EM CHATS E FÓRUNS

Helvia Pereira Pinto Bastos,, Magda Bercht, Leandro Krug Wives

Resumo


Trata-se de um estudo de caso feito em chats e fóruns no "Curso de Informática Instrumental para Professores do Ensino Básico" oferecido pelo convênio UAB-IIUFRGS. A pesquisa buscou verificar como os usuários expressam sua presença social – o sentimento de estar junto com outros no ambiente virtual – por meio de suas escolhas lexicogramaticais e por signos lingüísticos típicos do discurso em meio eletrônico. A análise das interações foi feita com base nos critérios de afetividade, interatividade, coesão e intensidade. Verificou-se que ambas as ferramentas de comunicação apresentam ocorrências discursivas semelhantes e que estas permitem aos sujeitos evidenciarem sua participação nos eventos de interação em cursos a distância.

Palavras-chave


Presença Social; Comunicação Mediada por Computador, Educação a Distância; Chats e Fóruns Educacionais

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.18100

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br