Na outra ponta da rede: o interesse dos alunos por projetos de inclusão digital

Autores

  • Karina Marcon Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF) – Campus I – KM 171 – Br 285 – Bairro São José – Passo Fundo – RS – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.18094

Palavras-chave:

inclusão digital, formação docente, informática educativa

Resumo

Mais do que compreender a urgência de movimentos de inclusão digital, é necessário entender, também, os desejos daqueles que são os protagonistas de todos esses processos: os alunos. O objetivo deste artigo é relatar uma pesquisa sobre a apropriação dos computadores por crianças de dez escolas municipais de Passo Fundo/RS. Estas escolas participaram de um Projeto de Formação Docente, realizado sob um âmbito de inclusão digital, e após a execução desse projeto sentiuse a necessidade de acompanhar seus desdobramentos na realidade escolar, visitando as instituições participantes para analisar a apropriação tecnológica pós formação. Esse trabalho desenvolveu-se na íntegra através de uma dissertação de mestrado, fragmentada em sete categorias. Este artigo traz uma das categorias, intitulada "Apropriação dos computadores pelos alunos", que relata como estava sendo o contato dos alunos com os computadores, as formas como os professores conduziram as atividades, quais foram as atividades propostas e de que forma promoviam a participação e o protagonismo dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-12-28

Como Citar

MARCON, K. Na outra ponta da rede: o interesse dos alunos por projetos de inclusão digital. RENOTE, Porto Alegre, v. 8, n. 3, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.18094. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/18094. Acesso em: 28 nov. 2022.