JOGO EDUCATIVO PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM DE LIBRAS: UMA ABORDAGEM DO DESIGN SOCIAL

Rita Inês Petrykowski Peixe, Juliana Silveira Anselmo, Ivan Luiz de Medeiros, Sônia Teresinha Serpa de Oliveira

Resumo


O presente artigo é parte de uma pesquisa experimental que propõe estudos e inferências com vistas ao desenvolvimento de material lúdico-educativo, cujo intuito será contribuir para a promoção do ensino e aprendizagem da linguagem de Libras. Tais materiais têm como foco de interesse propiciar a interação mais efetiva de crianças surdas e ouvintes em ambientes de aprendizagem, sendo de extrema importância para o desenvolvimento da identidade cultural e processos inclusivos, em especial daquelas em fase escolar que apresentam deficiência auditiva. Aliada à proposição de unir técnicas de design a processos de ensino e aprendizagem através de conteúdos lúdicos, o projeto de pesquisa tem como meta a construção de um Jogo de Tabuleiro que incentiva o diálogo e a interação entre crianças surdas e ouvintes em situações diversas, ao mesmo tempo em que aborda alguns assuntos que podem ser explorados em disciplinas escolares antes e após a brincadeira. Verificou-se, a partir das informações apreendidas durante a pesquisa, que existem outras inúmeras possibilidades de criação de jogos ou materiais lúdico-educativos, principalmente no que tange à investigação e sua aplicação no estímulo ao desenvolvimento da cultura visual do surdo.

Palavras-chave


Design Social; Desenvolvimento de Produto; Linguagem de Libras

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.18080

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br