Ubiquidade e mobilidade de Objetos de Aprendizagem usando o papel como recurso

Autores

  • Núbia dos Santos Rosa Santana dos Santos PGIE/UFRGS
  • José Valdeni de Lima PGIE/UFRGS,
  • Leandro Krug Wives Instituto de Informática/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.18067

Palavras-chave:

ubiquidade, mobilidade, objetos de aprendizage

Resumo

Atualmente, existem diferentes possibilidades de acessar conteúdos pedagógicos digitais, tais como Internet, dispositivos móveis e, inclusive, TV digital. Um problema relevante, no entanto, é que nem sempre os dispositivos estão disponíveis ao usuário (aluno). Nesse contexto, este artigo propõe o uso do papel como meio de aprendizagem ubíqua (integrado a estratégias pedagógicas), podendo ser utilizado ainda como mecanismo de interação ou entrada de dados para outros dispositivos. O artigo também apresenta uma sugestão de estratégia que pode ser usada em sala de aula e/ou no âmbito do elearning e m-learning.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-12-28

Como Citar

SANTOS, N. dos S. R. S. dos; LIMA, J. V. de; WIVES, L. K. Ubiquidade e mobilidade de Objetos de Aprendizagem usando o papel como recurso. RENOTE, Porto Alegre, v. 8, n. 3, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.18067. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/18067. Acesso em: 24 jun. 2022.