Caderno de Algoritmos: um Ambiente de Resolução de Problemas de Programação

Carine Webber, Matheus Zenato, Tiago Arrosi

Resumo


Este artigo descreve um ambiente para a aprendizagem de programação através da resolução de problemas. O ambiente proposto é o resultado de um amplo estudo sobre plataformas de programação e softwares educativos. O resultado obtido consiste de uma aplicação web onde estudantes resolvem problemas de programação, depuram, testam, e se valem de diagnósticos automáticos. Os professores podem acompanhar o processo de aprendizagem de seus estudantes e interagir individualmente auxiliando-os e revisando suas construções. Experimentos iniciais já foram realizados e as principais considerações são apontadas neste artigo.

Palavras-chave


ambientes de aprendizagem; aprendizagem através de resolução de problemas; diagnóstico do aluno

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.18046

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br