EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: definição do desenho de cargo do tutor a partir das atividades desenvolvidas e competências requeridas

Edivandro Luiz Tecchio, Paola Azevedo, Thiago Soares Nunes, Marcos Baptista Lopez Dalmau, Alexandre Marino Costa

Resumo


O presente estudo tem como objetivo definir o desenho do cargo de tutor, baseado nas atividades desenvolvidas e competências requeridas no Curso de Administração na modalidade a distância da Universidade Federal de Santa Catarina. Quanto à metodologia utilizada, caracterizou-se como: estudo de caso, exploratória, descritiva, documental, bibliográfica, aplicada e predominantemente qualitativa. Conforme o desenho do cargo do tutor, este ficou responsável por acompanhar o estudante, sanar suas dúvidas, corrigir as atividades realizadas pelos mesmos, estimulando-o a continuar os seus estudos. Por fim, as competências requeridas foram definidas como: organização e planejamento, comprometimento, criatividade, conhecimento das rotinas de trabalho, da disciplina ministrada, sobre educação a distância, pró-atividade, flexibilidade, relacionamentos interpessoais e comunicação oral e escrita.

Palavras-chave


Desenho de cargo; Educação a distância; Tutoria

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.18040

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