LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL EM PROCESSOS DE TUTORIA: a identificação do estilo de liderança de Orientadores de Tutoria

Autores

  • Edivandro Luiz Tecchio Universidade Federal de Santa Catarina
  • Thiago Soares Nunes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mauricio Rissi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cristiano José Castro de Almeida Cunha Universidade Federal de Santa Catarina –
  • Marina Keiko Nakayama Universidade Federal de Santa Catarina –

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.18035

Palavras-chave:

Liderança, Liderança transformacional, Educação a distância, Orientador de Tutoria

Resumo

O presente estudo tem como objetivo identificar as características da liderança inerentes aos Orientadores de Tutoria, considerando a teoria da liderança transformacional. Quanto à metodologia utilizada, esta caracterizou-se como: estudo de caso, descritiva, bibliográfica e predominantemente quantitativa. Para a coleta de dados utilizou-se o Questionário de Liderança Multifatorial simplificado (MLQ-6S), desenvolvido por Bass e Avolio (1992) e apresentado por Northouse (2004). A análise seguiu os pressupostos apontados pelo referido questionário, trabalhou-se com a média dos resultados obtidos. Os resultados apontam para uma liderança transformacional moderada entre os Orientadores de tutoria, predominando em maior grau o estilo transacional. O estilo laissez-faire, outro ponto verificado foi o que apareceu com menor intensidade. Ressalta-se também, que não houve diferença de estilos entre homens e mulheres, o que predominou em ambos foi o transacional, porém em intensidades diferentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-12-28

Como Citar

TECCHIO, E. L.; NUNES, T. S.; RISSI, M.; CUNHA, C. J. C. de A.; NAKAYAMA, M. K. LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL EM PROCESSOS DE TUTORIA: a identificação do estilo de liderança de Orientadores de Tutoria. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 3, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.18035. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/18035. Acesso em: 29 mar. 2024.