Significação dos processos de comunicação e interação: conceitos dialógicos de idosos residentes em uma instituição de longa permanência

Jaqueline Colombo Ely, Josemara de Paula Rocha, Adriano Daniel Pasqualotti, Eugênio Giaretta, Felipe Keller, Lia Mara Wibelinger, Adriano Pasqualotti

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo geral apresentar diálogos entre as concepções de processos de comunicação e interação no envelhecimento. Dentre os objetivos específicos, identificamos as representações simbólicas em relação às tecnologias e processos comunicativos, analisamos os sentimentos e significados das experiências vividas com a utilização desses dispositivos e correlacionamos os dados
obtidos no GDS-15 e MMSE com as falas dos idosos. Fizeram parte do estudo os idosos com idade igual ou superior a 60 anos e que não se enquadravam nos critérios de exclusão da amostra, residentes em uma Instituição de Longa Permanência de um município do Rio Grande do Sul. O delineamento deste estudo é do tipo qualitativo/quantitativo. Os dados quantitativos foram descritos por meio da estatística descritiva. Já os de cunho qualitativo foram analisados por meio do método de análise de conteúdo proposto por Bardin (2004). Com relação aos resultados, constatou-se a dificuldade dos idosos em conceituarem ferramentas tecnológicas mais modernas, bem como a frustração por não conhecerem certas delas. Apesar disso, os idosos estudados perceberam as tecnologias como sendo ferramentas importantes e extremamente úteis para o processo de interação entra as pessoas. Além disso, verificou-se uma correlação subjetiva entre os dados quantitativos e qualitativos.

Palavras-chave


Idosos, Instituição de Longa Permanência, Relações Interpessoais, Comunicação, Interação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.16889

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br