A Criação de Novidades na Ação de Projetar Ambientes Virtuais de Aprendizagem: um estudo de caso com o NUTED/UFRGS

Sílvia Meirelles Leite, Patricia Alejandra Behar, Maria Luiza Becker

Resumo


O presente estudo analisa a relação entre a construção de formalizações e a criação de novidades na ação de projetar Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). Para tanto, busca-se subsídios na teoria piagetiana, enfocando o jogo entre forma e conteúdo a parir das relações entre as propriedades do objeto. Tal abordagem converge para a construção de estruturas formais nos projetistas e de formalizações nos projetos, tendo como premissa uma perspectiva interdisciplinar. A fim de compreender esse processo, propõe-se um estudo de caso com o grupo de pesquisa NUTED/UFRGS. Com isso, reflete-se sobre a produção de materiais destinados à Educação a Distancia (EAD), tendo em vista que essa é uma prática cada vez mais presente nas instituições de ensino.


Palavras-chave


criação de novidades, ambiente virtual de aprendizagem, interdisciplinaridade

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.15260

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br