Tertúlias Dialógicas Virtuais: integrando tecnologias digitais, leitura e literatura num contexto de Blended Learning na EJA

Autores

  • Evandro Alves UFRGS
  • Roselaine Aquino da Silva CMET Paulo Freire
  • Carla Cristóvão Balena UFRGS
  • Dione Maria Busetti CMET Paulo Freire
  • Camila Prates UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.15242

Resumo

A disseminação do emprego das Tecnologias da Informação e Comunicação  (TICs) na Educação, sobretudo a referente às tecnologias digitais, traz novas possibilidades a práticas educacionais em diferentes contextos, inclusive, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Um dos efeitos de tal disseminação é uma constante reflexão acerca das práticas pedagógicas em uma perspectiva teoricometodológica, para que essas sejam cada vez mais sensíveis à utilização e integração das Mídias. O presente texto visa relatar uma experiência nesta direção na área da EJA, em específico sobre uma prática consolidada na área: a "tertúlia literária dialógica". Em linhas gerais, trata-se de um círculo de leitura que congrega alunos e professores em torno de um texto escolhido, no contexto das tecnologias digitais. Nesse sentido, um dos desafios foi de como pensar essa prática na conexão com as mídias e com as TICs, adicionando-lhe componentes da virtualidade referente ao uso das tecnologias digitais. A edição das tertúlias dialógicas virtuais relatada neste trabalho aconteceu durante o ano de 2008, com um grupo de alunos e professores do ensino fundamental no Centro Municipal de Educação do Trabalhador Paulo Freire, do município de Porto Alegre. Os resultados apontam para a positividade de ações deste tipo, na medida em que qualificam ainda mais o ingresso dos alunos, não somente à cultura escrita, mas também à cultura informatizada e à cibernética, num contexto que congrega características de blended learning, no qual atividades online e offline e ambientes presenciais e a distância, antes de serem antagônicos, se complementam na prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro Alves, UFRGS

Doutor e Mestre em Educação (UFRGS).Licenciado em Pedagogia. Pesquisador LELIC/UFRGS

Carla Cristóvão Balena, UFRGS

Bacharel em Direito. Graduanda em Artes Plásticas (UFRGS). Professora da rede municipal de Porto Alegre.

Dione Maria Busetti, CMET Paulo Freire

Licenciada em Letras. Especialista em EJA. Coordenadora Pedagógica CMET Paulo Freire. Professora da rede municipal de Porto Alegre.

Camila Prates, UFRGS

Graduanda em Pedagogia (UFRGS). Pesquisadora LELIC/UFRGS

Downloads

Publicado

2010-07-30

Como Citar

ALVES, E.; SILVA, R. A. da; BALENA, C. C.; BUSETTI, D. M.; PRATES, C. Tertúlias Dialógicas Virtuais: integrando tecnologias digitais, leitura e literatura num contexto de Blended Learning na EJA. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.15242. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/15242. Acesso em: 28 mar. 2024.