Tertúlias Dialógicas Virtuais: integrando tecnologias digitais, leitura e literatura num contexto de Blended Learning na EJA

Evandro Alves, Roselaine Aquino da Silva, Carla Cristóvão Balena, Dione Maria Busetti, Camila Prates

Resumo


A disseminação do emprego das Tecnologias da Informação e Comunicação  (TICs) na Educação, sobretudo a referente às tecnologias digitais, traz novas possibilidades a práticas educacionais em diferentes contextos, inclusive, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Um dos efeitos de tal disseminação é uma constante reflexão acerca das práticas pedagógicas em uma perspectiva teoricometodológica, para que essas sejam cada vez mais sensíveis à utilização e integração das Mídias. O presente texto visa relatar uma experiência nesta direção na área da EJA, em específico sobre uma prática consolidada na área: a "tertúlia literária dialógica". Em linhas gerais, trata-se de um círculo de leitura que congrega alunos e professores em torno de um texto escolhido, no contexto das tecnologias digitais. Nesse sentido, um dos desafios foi de como pensar essa prática na conexão com as mídias e com as TICs, adicionando-lhe componentes da virtualidade referente ao uso das tecnologias digitais. A edição das tertúlias dialógicas virtuais relatada neste trabalho aconteceu durante o ano de 2008, com um grupo de alunos e professores do ensino fundamental no Centro Municipal de Educação do Trabalhador Paulo Freire, do município de Porto Alegre. Os resultados apontam para a positividade de ações deste tipo, na medida em que qualificam ainda mais o ingresso dos alunos, não somente à cultura escrita, mas também à cultura informatizada e à cibernética, num contexto que congrega características de blended learning, no qual atividades online e offline e ambientes presenciais e a distância, antes de serem antagônicos, se complementam na prática pedagógica.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.15242

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br