Comunidades virtuais de aprendizagem em espaços de educação a distância

Autores

  • Patrícia Scherer Bassani FEEVALE
  • Jorge Aranda FEEVALE
  • Daniel Alvarez FEEVALE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.15188

Palavras-chave:

educação a distância, comunidade virtual de aprendizagem, rede social

Resumo

Este trabalho se insere nos estudos que vêm sendo realizados na área de educação à distância (EAD), enfocando as comunidades virtuais de aprendizagem (CVA). Conforme estudos atuais, a CVA constitui o espaço onde se dá a aprendizagem online. Para fins deste estudo, entende-se que uma comunidade virtual se estabelece a partir de uma rede social mediada pelo computador. Neste trabalho, busca-se compreender a dinâmica de uma comunidade virtual de aprendizagem à luz dos estudos relacionados à área de análise de redes sociais. Para tanto, este estudo, de abordagem qualitativa, tem por objetivo mapear a rede social que se constitui em um fórum de discussão, a fim de buscar subsídios para a compreensão das CVA em espaços formais de educação à distância. Resultados parciais apontam que redes sociais distribuídas evidenciam maior equilíbrio nas interações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-07-24

Como Citar

BASSANI, P. S.; ARANDA, J.; ALVAREZ, D. Comunidades virtuais de aprendizagem em espaços de educação a distância. RENOTE, Porto Alegre, v. 8, n. 1, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.15188. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/15188. Acesso em: 2 jul. 2022.