Comunidades virtuais de aprendizagem em espaços de educação a distância
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.15188Palavras-chave:
educação a distância, comunidade virtual de aprendizagem, rede socialResumo
Este trabalho se insere nos estudos que vêm sendo realizados na área de educação à distância (EAD), enfocando as comunidades virtuais de aprendizagem (CVA). Conforme estudos atuais, a CVA constitui o espaço onde se dá a aprendizagem online. Para fins deste estudo, entende-se que uma comunidade virtual se estabelece a partir de uma rede social mediada pelo computador. Neste trabalho, busca-se compreender a dinâmica de uma comunidade virtual de aprendizagem à luz dos estudos relacionados à área de análise de redes sociais. Para tanto, este estudo, de abordagem qualitativa, tem por objetivo mapear a rede social que se constitui em um fórum de discussão, a fim de buscar subsídios para a compreensão das CVA em espaços formais de educação à distância. Resultados parciais apontam que redes sociais distribuídas evidenciam maior equilíbrio nas interações.Downloads
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Publicado
2010-07-24
Como Citar
BASSANI, P. S.; ARANDA, J.; ALVAREZ, D. Comunidades virtuais de aprendizagem em espaços de educação a distância. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 1, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.15188. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/15188. Acesso em: 28 mar. 2024.
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