Comunidades virtuais de aprendizagem em espaços de educação a distância

Patrícia Scherer Bassani, Jorge Aranda, Daniel Alvarez

Resumo


Este trabalho se insere nos estudos que vêm sendo realizados na área de educação à distância (EAD), enfocando as comunidades virtuais de aprendizagem (CVA). Conforme estudos atuais, a CVA constitui o espaço onde se dá a aprendizagem online. Para fins deste estudo, entende-se que uma comunidade virtual se estabelece a partir de uma rede social mediada pelo computador. Neste trabalho, busca-se compreender a dinâmica de uma comunidade virtual de aprendizagem à luz dos estudos relacionados à área de análise de redes sociais. Para tanto, este estudo, de abordagem qualitativa, tem por objetivo mapear a rede social que se constitui em um fórum de discussão, a fim de buscar subsídios para a compreensão das CVA em espaços formais de educação à distância. Resultados parciais apontam que redes sociais distribuídas evidenciam maior equilíbrio nas interações.

Palavras-chave


educação a distância; comunidade virtual de aprendizagem; rede social

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.15188

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br